OMA Ativos Ambientais

Blog OMA Ativos Ambientais

A destinação dos resíduos plásticos no Brasil.

O plástico reciclado tem sido amplamente reutilizado para fabricar uma variedade de  produtos, incluindo bancos de parques, playgrounds e até  acessórios para carros. Essa prática tornou-se popular devido à durabilidade do material e do meio ambiente. 

Segundo a World Wildlife Fund (WWF), o Brasil está em quarto lugar no ranking de maiores produtores de lixo plástico do planeta, com 11,3 milhões de toneladas descartadas por ano. Deste total de resíduos gerados, apenas 1,28% é reciclado. A grande questão é: para onde vai todo esse plástico: 7,7 milhões de toneladas acabam em aterros e 2,4 milhões de toneladas acabam ao ar livre. 

A ONU acredita que de todos os problemas ambientais, o plástico é o maior deles. Tendo em vista que o plástico não se degrada como os materiais orgânicos, uma garrafa de 2L mesmo após descartada continuará existindo por mais de 400 anos. Já em 2025, a produção anual de plástico do planeta pode ultrapassar 600 milhões de toneladas – um aumento de 50% em relação à produção atual. Isso é preocupante porque o lixo não só polui oceanos, rios e solo até 2050, mas consumirá entre 10% e 13% do limite estimado de emissões de carbono para manter o aquecimento global em 1,5°C nos próximos anos. 

A solução de um problema tão complexo e urgente deve envolver muitas pessoas, pessoas jurídicas e também autoridades, pois são mais de 7 bilhões de pessoas no mundo que usufruem diariamente dos recursos naturais da terra.

Escrito por Letícia Melo
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − one =

Siga OMA nas redes