Por Dentro da Fênix Reciclagem – Uma Visita Reveladora ao Universo da coleta e reciclagem do plástico
A Fênix Reciclagem foi fundada em 2004, com atividades de coleta, seleção e prensagem de resíduos recicláveis. Em 2010, iniciou-se o processo de trituração dos materiais coletados com o propósito de redução de espaço/compactação. Grande parte dos resíduos processados nesta instalação são oriundos, principalmente, da Região Metropolitana de Recife, enquanto uma pequena parcela é coletada em outros Estados da região Nordeste do Brasil, como o Maranhão e o Ceará. De acordo com as estimativas da empresa, 97% do material é coletado formalmente com equipamentos próprios e os 3% restantes são entregues por coletores informais na Fênix Reciclagem em Pernambuco.
A falta de reciclagem polui o meio ambiente e aqueles destinados em locais ambientalmente inadequados ainda sobrecarregam os aterros sanitários com materiais que poderiam ter sido reciclados. Além disso, os materiais com potencial para o retorno ao processo de transformação em novos materiais, quando não reciclados, aumentam a extração de recursos naturais que serão utilizados como matéria-prima de novos produtos, causando prejuízo à qualidade ambiental e perdas econômicas significativas. É importante lembrar que a reciclagem também gera emprego e renda para uma parcela vulnerável da população, principalmente, os catadores de materiais recicláveis e suas famílias.
A Fênix Reciclagem:
A Fênix Reciclagem atua na coleta, transporte, triagem, adensamento e reciclagem dos resíduos sólidos. A empresa aderiu ao compromisso Net Zero junto ao The Global Commitment, otimizando a sua operação e colaborando ativamente com a melhoria da qualidade ambiental. Além disso, a Fênix Reciclagem é um dos principais fornecedores de sucata de PET para a Valgroup em Pernambuco. Cerca de 5% de todos os resíduos coletados no ano são enviados para recuperação energética (coprocessamento), pois apresenta alguma degradação ou contaminação por tinta e, portanto, é considerado impróprio para a reciclagem mecânica.
A Fênix Reciclagem emprega mão de obra do entorno, promovendo o desenvolvimento local, criando uma consciência socioambiental na comunidade, além de propiciar uma melhor condição de vida para os catadores que contribuem com a retirada do lixo do meio ambiente.
Visita à Planta:
Em 2 de março, a equipe técnica da OMA Ativos Ambientais realizou uma visita à planta da Fênix Reciclagem. Na visita foi possível conhecer em detalhes a cadeia produtiva do plástico e o processo de coleta e reciclagem desse tipo de resíduo. Sob um âmbito geral, o processo de transformação do material inicia-se com a coleta dos resíduos plásticos acumulados em diferentes pontos. Estes plásticos são separados por tipos e adensados por prensagem ou são triturados. Após estas etapas são transportados até os pontos atacadistas onde são armazenados. Posteriormente, estes materiais são separados por tipos de maneira manual, mecânica ou por meio de sensores ópticos. Ao atenderem as especificações e forem aprovados pelo controle de qualidade, o material é adensado ou embalado e enviado ao cliente.
Os Diferenciais da Fênix Reciclagem
A Fênix Reciclagem atua na gestão e coleta de resíduos plásticos e subprodutos desses materiais, garantindo a correta destinação e/ou o reaproveitamento dos materiais plásticos. A Fênix Reciclagem retrabalha os materiais rejeitados por separadores ópticos da Valgroup Pernambuco, removendo manualmente os rótulos e retornando-os à esta unidade da Valgroup, juntamente com a sucata de plástico que será utilizada como matéria-prima pelo processo da Valgroup.
A Fênix Reciclagem ainda observa o cuidado com os aspectos e impactos ambientais das suas atividades. Como exemplo, possui um sistema de fornecimento de água em circuito fechado, sendo que eventuais reposições neste sistema são feitas com águas de chuva, captadas e armazenadas adequadamente. A energia elétrica da planta também é fornecida por uma usina fotovoltaica implantada na própria área da Fênix Reciclagem.
A Fênix Reciclagem busca se destacar no mercado por meio de tecnologia e eficiência ao investir no aumento e renovação da frota coletora (caminhões de carga), otimização da triagem, por meio da substituição de esteiras obsoletas e mecanização do processo de adensamento, utilizando novas prensas com dispositivos de segurança, novas caçambas e contêineres para a logística reversa.
Cuidado com os Trabalhadores e a Valorização Humana
A Fênix Reciclagem é comprometida com a preservação do meio ambiente e na promoção da saúde e bem-estar dos indivíduos, por meio das soluções ambientais e inovações sociais de incentivo à economia circular e ao desenvolvimento local e que promovam o desenvolvimento sustentável. Por este motivo, emprega mão de obra local, assegura os direitos trabalhistas, fornece, orienta e controla o uso dos equipamentos de proteção individual. Além disso, os funcionários relataram ter um ambiente adequado de trabalho, sem registros de atos discriminatórios ou com algum tipo de assédio.
A Fênix Reciclagem valoriza o trabalho de seus colaboradores diretos e indiretos, especialmente dos catadores de materiais recicláveis, que por falta de oportunidades melhores no mercado de trabalho se dedicam a retirar parte dos resíduos sólidos do meio ambiente e viabilizar a sua reciclagem e reincorporação à cadeia produtiva, fortalecendo dessa forma a economia circular.
A Vida dos Trabalhadores fora da Fênix Reciclagem
Apesar de sua conhecida contribuição ao setor ambiental, externamente ao ambiente da Fênix Reciclagem, esses profissionais trabalham quase sempre de maneira informal, muitas vezes em condições análogas à escravidão e com a presença do trabalho infantil, sem as devidas proteções individuais, enfrentando problemas como alcoolismo, relações abusivas e discriminatórias, expostos às condições insalubres.
O trabalho desses catadores e funcionários da cadeia de fornecimento, evitando que estes resíduos sejam dispostos nos aterros sanitários confirmam a importância de suas funções socioambientais. Neste contexto, os créditos de plástico pleiteados pelo projeto “Agentes de mudança: orquestrando a cadeia de reciclagem”, podem propiciar condições para um crescimento sustentável e inclusivo, em uma jornada coletiva para promoção de trabalho digno e justo, potencializando as ações socioambientais da Fênix Reciclagem na sua cadeia produtiva, principalmente com as partes interessadas mais vulneráveis.
Impacto Ambiental Positivo
Na Fênix Reciclagem, podem ser observados vários impactos ambientais positivos, pois utiliza energia solar em suas instalações e, quando necessário, troca os equipamentos antigos por equipamentos modernos, com menor consumo de energia. Ao retirar os plásticos pós-consumo, que seriam destinados para o aterro sanitário, contribui para a redução dos Gases de Efeito Estufa emitidos na atmosfera. Além disso, efetuam a manutenção preventiva dos veículos e demais equipamentos que possam gerar poluição do ar e não realizam queima de resíduos. Os resíduos finais dos seus processos são adequadamente destinados a aterros sanitários licenciados ambientalmente.
A Fênix Reciclagem monitora seu consumo de água, o efluente gerado é sanitário e a limpeza do seu sistema de esgotamento é realizada periodicamente por empresa licenciada. Além disso, a coleta e a reciclagem dos resíduos deste projeto trazem impactos positivos, pois se esses resíduos fossem enterrados nos aterros controlados sem nenhum tipo de tratamento ou deixados dispersos no ambiente, haveria contaminação do solo e das águas. Ambientes mais limpos preservam os habitats dos animais e a vida selvagem. Assim, as ações da Fênix Reciclagem colaboram com a proteção da biodiversidade, dos ecossistemas e das espécies ameaçadas de extinção.
Perspectivas para o Futuro e Inovação
No período de 2016 a 2022, a Fênix Reciclagem expandiu suas atividades de coleta, ampliando também sua estrutura de armazenamento, prensagem, trituração e pontos de coleta. Como perspectivas para o futuro, a empresa almeja duplicar a sua capacidade de coleta e seleção por meio de mecanização (esteiras) e automação (separadores ópticos).
Com o projeto “Agentes de mudança: orquestrando a cadeia de reciclagem”, será possível aumentar a coleta de resíduos plásticos a serem reintroduzidos na cadeia produtiva por meio da reciclagem mecânica. Assim, a recuperação do potencial energético desses materiais ocorrerá por meio de separação e de eficiência logística, promovendo a economia circular e incentivando o desenvolvimento sustentável.
A visita técnica nas instalações da FPE foi extremamente importante para conhecer um processo produtivo que preserva o ambiente, valoriza o ser humano, promove a qualidade de vida e do meio ambiente a partir de iniciativas que buscam o desenvolvimento do território de maneira sustentável.
Deixe um comentário